BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

VINCULO AFETIVO ENTRE HOMEM-CÃO É COMUM

O treinamento de um animal dura, em média, um ano e é feito sempre como o mesmo policial, que treinará os comandos básicos de obediência. Durante essa parte, todo o treinamento é lúdico, para que o adestrador ganhe a simpatia e principalmente a confiança do animal, até que se estabeleça uma ligação, um vínculo entre os dois, o chamado binômio homem-cão.
Uma vez adestrado, o cão passa a trabalhar com outros policiais militares quando o seu adestrador precisar se ausentar por algum motivo importante. E, segundo o tenente Anderson, não há problema nenhum nisso, porque o animal é treinado para trabalhar com qualquer operador, desde que apto para o trato com o cão. No entanto, o habitual é que o operador que adestrou o cão fique com ele até o último minuto.
“Mas isso não exclui a amizade e o vínculo afetivo entre o homem e o cão policial. Recentemente, circulou na internet uma foto do velório do cão Killer, de Minas Gerais, em que o seu operador chora a sua morte. Ele era um animal de busca e captura que foi abatido durante uma operação policial, após os bandidos reagirem à sua presença e o abaterem. Foi enterrado com honras militares. Felizmente, isso nunca aconteceu no Rio Grande do Norte, em todos esses anos”, afirmou.
Os animais têm uma vida útil de trabalho que varia entre oito e dez anos. Depois desse tempo, ele é aposentado e dado em adoção, geralmente para operador que o adestrou e trabalhou com ele durante todo esse tempo. “Os cães empregados como farejadores possuem uma vida útil maior, já os de busca e salvamento ou resgate e os de busca e captura é menor, porque o treinamento deles é muito mais puxado, mais forte e desgastante, assim como o trabalho realizado por eles”, explicou o tenente
FONTE - JORNAL HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A INVEJA E A SOBERBA SÃO OS PIORES COMPORTAMENTOS DE UM SER HUMANO, ENQUANTO, A HUMILDADE E SINCERIDADE SÃO COISAS DE UMA PESSOA QUE DEUS ADORA.